O que somos

EME>>, Estúdio Móvel Experimental, é uma residencia móvel de pesquisa integrada em meio ambiente e sustentabilidade, entre arte, ciência e tecnologia. O projeto tem duas funções principais: seu design ser ecológico, isto é, desenvolver a máquina para que seja coerente ao meio ambiente e abrir espaço para artistas desenvolverem ações artísticas em sítios específicos. Este projeto é direcionado como uma plataforma interdisciplinar de pesquisa com foco na Mata Atlântica e sustentabilidade.

Os artistas e pesquisadores residentes no EME>> visitarão alguns municípios do estado do Rio de Janeiro também como festivais de arte, mídia e exposições. Uma de suas funções é alcancar público por meio de intervenções urbanas, publicações, documentação e interação utilizando plataformas de novas mídias como internet e redes sociais. Através deste projeto multidisciplinar pretende-se enfatizar a conscientização ambiental, histórica e artística do Estado do Rio de Janeiro.


EME >> Estúdio Móvel Experimental is a mobile residency working in a platform between art and science researching the natural environment and sustainability. EME >> has two main functions: as a customized camper van that is designed to be ecological, i.e., to adapt its machinery to the natural environment; and also as a mobile studio that can support facilities to explore the urban and natural environment, realize public/ live arts and educational events around the Guanabara Bay in the state of Rio de Janeiro. It opens space for artists and researchers to use the EME>> machine as a tool for communication and interface their work, the natural environment and the audience.



10 de nov. de 2010

Insitituto Baía de Guanabara; Intervenção + Oficina

Começamos a intervenção no Instituto Baía de Guanabara com a atividade de sensores humanos para um grupo escolar de 30 jovens visitando o Instituto. Ao ligar na rede de eletricidade do instituto, abrimos o veículo EME como uma instalação, um pequeno espaço de aprendizagem, utilizando ferramentas para explorar e conhecer a natureza.



3 grupos de 10 crianças entre 12-14 anos foram apresentados ao projeto, a tecnologia de sensores móveis, e visualização. Em seguida, caminhamos com eles para uma parte dos jardins rodeada por floresta para efetuar a nossa pesquisa e intervenção.



Uma professora da escola ficou bastante entusiasmada, e queria saber como poderíamos voltar para trabalhar juntos nesta pesquisa para atingir outros grupos da escola.

Houve o interesse de explorar como esta atividade de sensores humanos poderia ser desenvolvido para integrar esta pesquisa aos seus próprio métdo de ensino de ciências, artes, matemática, geografia. Até mesmo a distância.

Active Ingredient realizaram uma conversa e entrevista com Dora Hees de Negreiros para aprofundar sua pesquisa sobre a Mata Atlântica em torno da Baía de Guanabara. Informações que nos levou para a ONG Inglesa 'Régua' em Guapiaçu, Municipio de Cachoeiras de Macacu.

5 de nov. de 2010

Segundo dia de Oficina e Exposição na Escola Camilo Castelo Branco

O 2o dia de oficina foi um dia de atividades intenso que levou as crianças a produzirem 5 mapas de vizualizações, formadas a partir dos dados colhidos no dia anterior com os sensores humanos.






Os 5 mapas para as medidas; Luz, Umidade, Pressão Atmosférica, Temperatura e Decibéis, foram expostos na entrada principal da Escola onde todas as crianças tem a oportunidade de ver os resultados das oficinas realizadas.

Rachel, Matt and Eliane




4 de nov. de 2010

1a parte: Oficina | Uma conversa entre árvores

O EME>> chegou na Escola Camilo Castelo Branco as 7h, onde instalamos nosso espaço temporário de interação. Os alunos, em suas aulas de artes e ciências, vieram em grupos de 5 para uma sessão de apresentação, discussão e atividades que duraram em torno de 20 minutos para cada grupo.

Em cada sessão, Rachel apresentou os resultados do projeto de intercâmbio 'Dark Forest', e o desdobramento deste projeto com a atual proposta de pesquisa entitulada: "Uma Conversa entre Árvores". Utilizando tecnologias de celular e sensores ambientais para explorar dados ciêntíficos e a abstração visual destes dados, que torna o invisível visível. Um novo conceito foi apresentado para os grupos; 'sensores humanos', onde utilizamos nossos sentidos para medir o ambiente da floresta em torno de uma árvore. A partir destes resultados, estaremos criando uma série de composições vísuais em grupo amanhã. Poderemos comparar estas novas imagens aos criados pela tecnologia e ciência. As atividades realizadas esta manhã atingiram mais de 80 jovens, entre as idades de 12 a 14 anos.







Hoje foi um dia de trabalho muito especial, onde re-encontramos com os alunos que trabalharam comigo e Alissa Gottfried, entre Abril e Junho no projeto Dark Forest, que fizeram parte do intercâmbio com Rachel e Matt do Active Ingredient e a escola Djangoly Academy em Nottingham, a distância. Hoje as crianças conheceram Rachel pessoalmente pela primeira vez, e puderam aprofundar sua experiência e pesquisa sobre a Mata Atlântica, que exite tão próximo a esta escola, e a floresta temperada de Sherwood na Inglaterra, quase 10,000km de distância.





Ficamos especialmente felizes com a visita de Carmelita, educadora do NEA (JBRJ) que com Marcia colaborou conosco nas oficinas do projeto Dark Forest. Foi Carmelita e Marcia do Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro que nos apresentoum a esta escola, e as professoras Liane (Artes) e Cristiane (Ciências) que aceitaram trabalhar juntos no desenvolvimento de uma colaboração artístico, ciêntífico e educacional.





Gostaria de agradecer Moana Mayall, Bruno Rezende, Ricardo Reis, a Direção da Escola Camilo Castelo Branco (Ricardo, Roseli e Acciele) assim como os educadores no NEA (JBRJ) e os professores e alunos da Escola Camilo Castelo Brando por suas introduções, conexões, apoio e recepção maravilhosa.

Foi uma manhã muito produtiva e inspiradora para todos. Amanhã retornamos para a Segunda parte desta oficina que fecha esta primeira semana de produção do Active Ingredient no Rio de Janeiro.



3 de nov. de 2010

Oficina: "Uma Conversa entre Árvores" na Escola Camilo Castelo Branco (4/11 e 5/11)

Rachel Jacobs do grupo Active Ingredient estará conhecendo pessoalmente o grupo de alunos da Escola Camilo Castelo Branco. Esta foi a escola onde realizamos o intercâmbio a distância 'Dark Forest' entre Abril e Julho deste ano com escola na Inglaterra - Djanogly Academy, em Nottingham. Em colaboração com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Os dois dias de oficina esta semana entitulado ‘Uma conversa entre árvores’ será uma série de atividades trabalhando com tecnologia de celular e sensores ambientais, e a kombi EME>> como espaço de diálogo e produção.

Os jovens da escola estarão coletando medidas ambientais de árvores, e construindo paralelamente um mapa de dados utilizando objetos de feltro que refletem as medidas pesquisadas: temperatura, humidade, pressão atmosférica, decibéis e luz. Os jovens estarão criando visualizações baseadas no conceito de 'sensores humanos'.

As atividades, que são abertas para toda a escola, e oferecidas gratuitamente, são uma tentativa de apresentar e desenvolver o processo criativo envolvido na construção de visualizações sobre dados ciêntíficos. O exercício é de tornar o invisível visível. Explorando o meio ambiente por meio da arte, ciência e tecnologia.

A imagem de satélite abaixo mostra a proximidade desta escola ao Jardim Botânico e a Floresta da Tijuca:

2 de nov. de 2010

Active Ingredient starting...

Active Ingredient have arrived in Rio and will be going on board the EME van, from Thursday 4th November.

We invite you on a journey to a forest where the air speaks as you travel across time and location - from the temperate north to the tropical south - to discover the invisible forces at play, this journey will be visualised live online during the residency.

We are developing our existing sensor kit and visualisation in order to use it as a wearable, mobile sensor kit and map a journey to the Mata Atlantica Forest in the Rio state in the van that will be generated live online by our journey and interaction with people we meet along the way. We will be visiting the school where we worked as part of the Dark Forest schools exchange, the Rio Botanical Gardens, Guanabara Bay Institute and projects in the forest around Rio.

You can keep up to date with our progress here and on board EME through the Active Ingredient BLOG and make friends with us on facebook here: Active Ingredient

Check the VISUALISATION page for live updates of the data visualisations along our journey.

In collaboration with Silvia Leal (EME); Horizon, University of Nottingham and Carlo Buontempo (Senior Climate Change Scientist at the UK MET office, Hadley Centre).